15 alimentos que mancham os dentes

10/05/2016

Desde uma maior autoconfiança até consultas mais fáceis no dentista, manter os dentes brancos e saudáveis pode trazer diversos benefícios positivos tangíveis para o seu dia a dia. Embora existam tratamentos caros e produtos branqueadores que podem ajudar a alterar a cor dos seus dentes, manter a saúde bucal em dia ao escovar os dentes e usar fio dental diariamente — além de evitar certos alimentos — pode ajudar a prevenir aquele temido tom amarelado.

Se você tem o objetivo de conquistar um sorriso incrível e quer evitar medidas drásticas para alcançá-lo, mostramos a seguir quais são os alimentos que podem causar manchas nos dentes.

1. Frutas silvestres

Elas são deliciosas, mas temos más notícias se você as consome com frequência. Devido a seus tons escuros, as frutas silvestres podem causar manchas. Para preveni-las, escove os dentes logo após ingerir as frutas. “Assegure-se de que você está escovando os dentes duas vezes ao dia, usando fio dental diariamente, e usando um antisséptico bucal com fluoreto, pois ele fortalece os dentes contra os ataques ácidos causados pelo consumo de alimentos, ” diz a Dra. Kim Harms, porta-voz da American Dental Association. Isso é fundamental após ingerir algo como as frutas silvestres ou a pipoca, já que pequenas partículas podem facilmente ficar presas entre os dentes. Sabemos que as frutas silvestres são incríveis e estão entre os alimentos com maior teor de antioxidantes, mas é preciso tomar cuidado ao consumi-las se você quer ter dentes brancos.

2.  Café

Pode ser que você não cogite eliminar a sua amada xícara de café matinal, mas se os seus dentes estão com uma aparência um pouco opaca, saiba que ele pode ser a razão por trás disso. O café contém polifenois ácidos chamados taninos, que podem causar manchas e descoloração. Além disso, o café também é muito ácido para o corpo, e esta acidez pode ser prejudicial para a sua saúde bucal e favorecer o surgimento de cáries.

3. Chá

Nós adoramos chá — tanto que criamos um Programa de Desintoxicação de 7 dias baseado neles com a jornalista especializada em alimentação Kelly Choi — mas há um malefício escondido entre todos os benefícios: o chá pode ter taninos que causam manchas. Além disso, a frequência com a qual você o toma é muito importante. “Algo que as pessoas não percebem é que, no que diz respeito à formação de cáries nos dentes, não importa apenas o que você está comendo, mas com que frequência você está comendo, ” diz Harms. Se você está constantemente tomando café ou chá ao longo do dia, você está mais suscetível à descoloração e a ataques ácidos nos seus dentes. Para lutar contra as manchas, uma pesquisa publicada no International Journal of Dental Hygiene sugere acrescentar um pouco de leite à bebida. Estudos indicam que a caseína presente no leite pode prevenir e reduzir significativamente as manchas causadas pelo consumo de chá.

4. Vinho tinto

Aqueles mesmos taninos problemáticos também estão presentes naquela taça do seu vinho preferido. Entretanto, há maneiras de obter os benefícios do vinho e do álcool e manter seu sorriso radiante. Combine a sua taça de Pinot Noir com um punhado de amêndoas para ajudar a prevenir as manchas. Especialistas acreditam que o simples fato de mastigar alimentos duros, como as nozes e amêndoas, ajuda a eliminar a placa dos dentes e prevenir as manchas. Mastigar estes alimentos também estimula a produção de saliva, que irá neutralizar os ataques ácidos prejudiciais.

5. Curry

Está com vontade de comer comida indiana no jantar? Embora os temperos exóticos sejam maravilhosos, estas mesmas especiarias podem manchar seus dentes, graças à sua profunda pigmentação. A melhor maneira de prevenir as manchas neste caso é consumir o curry “de vez em quando”; seus dentes irão agradecer.

6. Balas

Balas estão entre os piores alimentos para a nossa saúde bucal, já que seus resíduos podem ficar grudados entre os dentes, criando um ambiente perfeito para as bactérias e a liberação de ácidos que causam cáries. No entanto, alguns doces aprovados por especialistas são menos preocupantes. “Se você vai comer doces, é melhor optar por um chocolate com alta concentração de cacau, que não seja grudento. O ideal é escolher variedades com a menor quantidade de açúcar possível, ” diz Harms.

7. Molho de tomate

“Tudo que pode manchar o seu carpete pode manchar os seus dentes, ” diz Harms. Aquela macarronada pode ser parte do seu dia a dia, mas se você está preocupado com a cor dos seus dentes, seria interessante pensar duas vezes antes de consumi-la. A frequência com a qual você come algo tem um efeito maior nos seus dentes do que o que você come.

8. Suco de cereja

Todos os sucos de fruta podem manchar nossos dentes, especialmente quando as frutas são fortemente pigmentadas como as cerejas e as frutas silvestres. Além disso, os sucos também costumam ser carregados de açúcar, um verdadeiro convite para que as bactérias se instalem na sua boca e causem mais danos e descoloração aos dentes.

9. Refrigerante

Não importa se é um refrigerante cheio de açúcar ou uma versão diet; esta bebida com gás é considerada ácida para o corpo e, como resultado, pode prejudicar a saúde dental. “Beber água pura é a melhor escolha para os seus dentes. Se você está bebendo algo ácido em vários goles ao longo do dia, a situação pode ser ainda pior. Usar um canudo pode ajudar um pouco, mas eventualmente o líquido acaba invadindo toda a sua boca,” diz Harms. Se você precisa beber algo gasoso, opte pela água com gás no lugar do refrigerante.

10. Vinagre balsâmico

As saladas são uma excelente maneira de preencher a sua dieta com ingredientes frescos e saudáveis, mas regar com vinagre balsâmico pode não ser a melhor escolha para os seus dentes. Além de ter uma coloração escura, ele é grudento e pode se prender aos dentes, levando ao surgimento de manchas se você não escová-los imediatamente após o consumo.

 

11. Beterraba

Seja como parte de um suco de vegetais ou pura em uma deliciosa salada, é bem provável que a beterraba cause manchas nos dentes. O método de prevenção mais eficiente é escovar os dentes logo após o consumo. Além disso, você também pode combiná-la com alimentos que sejam menos prejudiciais à saúde bucal, como o queijo. “Alguns estudos mostram que alimentos como o queijo podem ajudar a reduzir os ácidos na boca”, diz Harms.

12. Picolés

Picolés podem ter menos calorias do que outras opções de doces, mas pelo fato de conter açúcar e suco de frutas em sua composição, eles podem prejudicar o seu sorriso radiante. Se você precisa de algo para acalmar a vontade de comer doce, mascar um chiclete sem açúcar pode ajudar, especialmente quando comemos sem fome, apenas por estarmos entediados ou grudados à televisão. “Mascar chicletes sem açúcar pode estimular a produção de saliva, que ajuda a neutralizar os ataques ácidos, ” diz Harms. Se mesmo assim você ainda quiser um doce, experimente estas 5 receitas deliciosas de Maria Menounos.

13. Gatorade

Alguns estudos sugerem que isotônicos podem ser ainda mais prejudiciais para o seu sorriso do que os refrigerantes. Pesquisadores da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, descobriram que o consumo excessivo deste tipo de bebida pode enfraquecer e danificar o tecido dos dentes, devido a uma combinação de componentes ácidos, açúcares e outros aditivos. A água é fundamental no que diz respeito à hidratação e a ter uma boca saudável e radiante.

14. Uvas

Se o vinho pode escurecer o seu sorriso, então não é difícil imaginar que o seu ingrediente principal vá fazer o mesmo. As uvas são frutas profundamente pigmentadas, e podem causar manchas se forem consumidas com frequência. No entanto, se você estiver sempre perto da sua escova e pasta de dentes, conseguirá prevenir as manchas com maior eficácia. “A escovação mecânica para eliminar a placa é fundamental para que tenhamos dentes saudáveis. Remover a placa que fica grudada nos dentes com um creme dental com fluoreto é a melhor coisa que você pode fazer, ” diz Harms.

15. Limão

Tomar água morna com limão pelas manhãs se tornou um ritual de celebridades e desconhecidos saudáveis, mas a verdade é que frutas cítricas como o limão são altamente ácidas e podem desgastar o esmalte dos dentes — revelando tecidos amarelados sob a superfície. “Você realmente precisa minimizar a exposição dos seus dentes a alimentos ácidos. O ácido irá corroer os dentes,” diz Harms. Por outro lado, o limão é diurético e pode ajudar a combater o inchaço abdominal.

Eat This, Not That!

Por Tiffany Gagnon

Fonte: Yahoo! Vida e Estilo

Notícias recentes

Ponha no prato alimentos que deixam dentes e gengivas saudáveis

05/07/2016

Escovação, aliada à dieta, promove mordida mais forte e sorriso mais branco

Veja mais

Coisas que seu dentista sabe ao examinar sua boca

20/06/2016

Embora muita gente tente, não dá pra enganar o dentista.

Veja mais

A importância do hábito da higiene bucal

28/03/2016

A higiene bucal é considerada o melhor meio de prevenção contra cáries, gengivite e periodontite, para alcançar uma plena saúde bucal

Veja mais