Dentes saudáveis para uma gravidez saudável

17/03/2016

Hormônios e um aumento no volume sanguíneo durante a gravidez podem causar alterações em seus dentes e gengivas. Não é incomum ter gengivas sensíveis e aumento da saliva durante a gravidez. Mas essas mudanças também aumentam o risco de contrair infecções chamadas de gengivite.

Alguns estudos sugerem uma ligação entre infecções dentárias não tratadas e parto prematuro ou baixo peso ao nascer. Embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar a ligação, é claro que uma boa saúde bucal é importante. Os médicos aconselham as mulheres grávidas ou as mulheres que queiram engravidar a fazer uma consulta com o dentista.

Com doença periodontal, bactérias e outros materiais se acumulam entre os dentes e as gengivas. Isto provoca vermelhidão e inchaço, e muitas vezes levam a sangramento nas gengivas e dor.

Você pode tratar a gengivite com escovação, uso do fio dental diariamente e fazer limpezas regulares com seu dentista. Se a gengivite não for tratada, porém, pode evoluir para periodontite. Esta forma mais grave da doença gengival faz com que as gengivas se afastem dos dentes. Promove a formação de bolsas infectadas em torno dos dentes e pode conduzir à perda de osso e dente.

Uma visita ao dentista pode ajudar a evitar ou tratar gengivite relacionada com a gravidez. Se você não costuma ir ao dentista regularmente, faça uma consulta com um assim que souber que está grávida.

Lembre-se, não há razão para evitar o tratamento odontológico durante a gravidez. Apenas certifique-se que o seu dentista sabe que você está grávida antes de realizar raios-x ou prescrever qualquer medicamento.

Os problemas mais comuns de saúde bucal

Todos nós, incluindo mulheres grávidas, corremos o risco de problemas comuns de saúde bucal. Estes incluem:

- Cáries

- Dor de dente

- Dentes tortos ou manchados

- Boca seca

- Aftas ou feridas

- Mau hálito

Os riscos de problemas de saúde bucal podem ser maiores se você estiver grávida e também têm diabetes ou um sistema imunitário enfraquecido. As mulheres grávidas também podem ter feridas e câncer de boca, além de boca seca e alterações no paladar.

Prevenção e cuidados

Para evitar problemas de saúde bucal:

- Escove os dentes após as refeições com um creme dental com flúor.

- Use fio dental a cada escovação.

- Evite comer muitos doces.

Procure um creme dental que contenha flúor e que tenha o selo de aprovação da Associação Brasileira de Odontologia. Use uma escova de dente com cerdas macias e escove delicadamente. Se suas gengivas são muito sensíveis, tente usar creme dental para gengivas sensíveis. E não se esqueça de relatar ao seu médico e dentista se machucar as gengivas.

Procurar o seu dentista antes ou logo após ficar grávida vai ajudá-la a iniciar ou manter hábitos saudáveis ​​de higiene bucal. Você vai cuidar de você e seu bebê com o início de uma tradição de uma boa saúde bucal para a sua família.

Fonte: Cuidados Mil

Notícias recentes

Ponha no prato alimentos que deixam dentes e gengivas saudáveis

05/07/2016

Escovação, aliada à dieta, promove mordida mais forte e sorriso mais branco

Veja mais

Coisas que seu dentista sabe ao examinar sua boca

20/06/2016

Embora muita gente tente, não dá pra enganar o dentista.

Veja mais

15 alimentos que mancham os dentes

10/05/2016

Nada chama tanto a atenção quanto um sorriso branco e radiante!

Veja mais